Projeto "Paz na escola: viva à diversidade"

O CEEP Santo Antônio desenvolve todo bimestre projetos interdisciplinares com os alunos de todos os níveis do ensino médio, regular e técnico, trabalhando temas transversais que fazem parte da realidade dos estudantes, da comunidade escolar e contribuem para a inserção social e aperfeiçoamento da cidadania.
Os professores de Sociologia e Geografia, juntamente, com os alunos do 1º ano "E" compartilharam a responsabilidade de criar ações educativas, a partir do tema "viva à diversidade", a fim de promover um ambiente de respeito na escola, para que a diferença não seja tradada na óptica da exclusão, do desrespeito e da violência.  
Dessa maneira, foram criados quatro grupos no intuito de promover a pesquisa, a leitura, o debate e discussão de idéias que estimulasse a reflexão critica sobre as múltiplas diversidades: étnico-racial, de gênero, regional, religiosa, entre outros. 
Foram desenvolvidas varias atividades durante a semana do projeto, conciliando com as aulas das respectivas disciplinas, entre elas: aula expositiva e dialogada sobre o que é diversidade e suas implicações para a convivência social; um vídeo-debate a partir do curta metragem "O xadrez da cores" que faz uma reflexão sobre o racismo; alem de uma aula dialogada sobre o que essa imagem representa, fazendo um questionamento sobre o regionalismo. Além disso, os alunos promoveram a partir do seu protagonismo(pesquisa e produção) seminários sobre o tema, entre eles: diga não ao racismo(dinâmica/vídeo/exposição de frases); gênero e sexualidade(mesa redonda/entrevista); diversidade cultural(coral); e intolerância religiosa(vídeo).
Em suma, professores motivaram e fomentaram os alunos para desenvolver seu protagonismo juvenil, alem de oferecer uma visão teórica e reflexiva sobre os temas abordados. E os alunos contribuíram desenvolvendo a pesquisa sobre os temas, criando formas pedagógicas de apresentação e conscientização, além de participar ativamente de todas as atividades desenvolvidas, com empenho e senso critico. Veja o fôlder do projeto abaixo:


Comentários