Programa Parlamento Jovem Brasileiro é fomentado nas aulas de Sociologia


O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.
A riqueza de aprendizados é grande e os 78 alunos que são empossados como deputados jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas e cores de todas as partes do nosso país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político.
A primeira edição do programa ocorreu em 2004. Até 2017, houve a participação de 1002 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. Mais que isso, milhares de estudantes e professores em todos os estados se mobilizaram para trabalhar o PJB em sala de aula e possibilitaram que esses aprendizados também se estendessem a todos os que se inscreveram ao longo de todas as edições. 
Você pode participar escrevendo um projeto de lei. Como? Pensando na realidade de seu país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei, sobre qualquer tema. A organização é nossa, mas a mobilização e a vontade de atuar é toda sua.
Dessa forma, a UESA, através de sua coordenação pedagógica, juntamente, com a disciplina de Sociologia, elaborou um cronograma que visa estimular os alunos, dos 2º e 3º anos do ensino médio, para que conheçam o programa, fomentando a participação dos estudantes. A primeira etapa foi mostrar os objetivos do programa, seu funcionamento e o cronograma, buscando mobilizar todos os envolvidos. A segunda etapa ocorreu nessa semana, onde alunos foram orientados a pesquisar e a escrever uma redação com o tema: "Poder legislativo e democracia". As próximas a etapas serão realizar um mini-curso online sobre a criação de projetos de lei, elaboração das propostas legislativas e envio das propostas.

Fonte: Disponível em: http://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem(ADAPTADO). Acessado em 04/05/2018.

Comentários